Como funciona o Coliving Soluna? 

O projeto Soluna está situado atualmente em um sítio arrendado! Então nossa experiência e vivências praticadas neste local é transitória e passageira, porém temos planos de estender esse projeto para outros lugares.

 

Eco-comunidade:

A pessoa que vem morar aqui pode nunca ter vivido em uma ecovila ou comunidade alternativa intencional! Então este é um espaço para experienciar como é uma vida coletiva.

E se por acaso a pessoa já tiver experiência em vida em comunidade, terá sua experiência agregada! 

O tempo máximo de permanência como morador da comunidade é de 9 meses (em algumas acomodações é necessário desocupação no em dezembro, consulte). Não é necessário ficar 9 meses, porém o mínimo é de 2 meses de permanência. 

Há uma série de acordos coletivos e regras a serem seguidas para um convívio harmonioso aqui no Soluna! 

Como posso morar no Soluna? 

Através de aluguel mensal! Valores variam conforme a acomodação. Em quaase 7  anos conseguimos trabalhar com preços inclusivos (com certeza um dos mais acessíveis da ilha). Valores sempre são divulgados com o anúncio da vaga nas redes sociais e aqui no site! Fique de olho!!

 

Agroecologia:

Temos 9 tanques de horta e amplos espaços de plantio agroflorestal. Esses trabalhos são recentes aqui no sítio e estão em fase de testes, porém, no nosso primeiro plantio tivemos uma colheita que superou todas as expectativas! 

Todas as mãos que querem ajudar nessa implementação agroecológica são bem vindas!  Aqui trabalhamos a AGRICULTURA VEGANA! Não usamos insumos de origem animal para adubar nosso solo. Quer saber mais sobre esse tema? Visite nosso instagram ou siga o @tymbae! Lá são compartilhadas informações chave para entender a problemática de se usar insumos animais na agricultura de forma geral.

 

Permacultura

Introduzimos algumas práticas permaculturais no nosso cotidiano, como bioconstrução, ciclagem de nutrientes (biofiltros e compostagem), cultivo orgânico e vegano de alimentos. Atualmente há 4 bioconstruções realizadas no sítio! 

Projeto lixo zero, onde todos os residuos gerados aqui, não são descartados sem antes seguirem os 3R's (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). Utilizamos os residuos plásticos por exemplo, para fazer os ecobrick's que serão utilizados em futuras biocontruções... entre outras atividas que co-relacionam a permacultura e a ecologia prática.

Cursos e vivências

O Soluna espaço veg serve de espaço para realização de cursos e vivências! Oficinas de Horta orgânica e permacultura vegana, reciclagem, culinária, dança, entre outras.  

Aqui também é um espaço de honraria a natureza! Cerimônias de medicinas da floresta ao redor da fogueira são realizadas com total respeito e intenção bem qualificada! Cantos, rezos e música embalam esses momentos simples e necessário nos dias de hoje para restabelecer a conexão das pessoas com a terra!